L. Freire, P.M. Arezes and J.C. Campos
Princípios de Ergonomia e Design discutidos através de plataformas utilizadas para e-learning
In P. Arezes, J.S. Baptista, M.P. Barroso, P. Carneiro, P. Cordeiro, N. Costa, R. Melo, A.S. Miguel and G.P. Perestrelo, editors, Occupational Safety and Hygiene (SHO 2010), pages 256-260. 2010. (ISBN: 978-972-99504-6-9)

Abstract

O presente artigo tem como objectivo principal apresentar uma revisão bibliográfica referente aos princípios de Ergonomia aplicados a ferramentas utilizadas para e-learning. É sabido que os erros na aplicação destes princípios acarretam sobrecargas cognitivas nos utilizadores destas plataformas, pelo que o artigo procura abordar o tema de forma abrangente. Deste modo, na primeira parte deste artigo apresentam-se os princípios ergonómicos mais referenciados como fundamentos de Ergonomia Cognitiva e Informacional e, em seguida, apresentam-se as directrizes de usabilidade destinadas a sistemas de informação que poderão servir como suporte para interacções académicas. Na segunda parte, realiza-se um discussão acerca de uma observação de experiências de aprendizagem colaborativa vivenciadas entre professores e alunos em projectos de pesquisa e extensão. A metodologia deste artigo aponta para uma estrutura de investigação de natureza qualitativa, onde o objectivo era perceber as interacções vividas virtualmente, enquanto utilizadores de sistemas cuja meta é favorecer a construção de conhecimentos de carácter académico. Os resultados desta investigação configuram-se como uma forma adicional de análise das questões referentes à Ergonomia, de modo a que os sistemas informacionais privilegiem sempre os diferentes perfis dos seus utilizadores.

@InProceedings{FreireAC:2010,
 author = {L. Freire and P.M. Arezes and J.C. Campos},
 title = {Princípios de Ergonomia e Design discutidos através de plataformas utilizadas para e-learning},
 booktitle = {Occupational Safety and Hygiene (SHO 2010)},
 pages = {256-260},
 editor = {P. Arezes and J.S. Baptista and M.P. Barroso and P. Carneiro and P. Cordeiro and N. Costa and R. Melo and A.S. Miguel and G.P. Perestrelo},
 abstract = {O presente artigo tem como objectivo principal apresentar uma revisão bibliográfica referente aos princípios de Ergonomia aplicados a ferramentas utilizadas para e-learning. É sabido que os erros na aplicação destes princípios acarretam sobrecargas cognitivas nos utilizadores destas plataformas, pelo que o artigo procura abordar o tema de forma abrangente. Deste modo, na primeira parte deste artigo apresentam-se os princípios ergonómicos mais referenciados como fundamentos de Ergonomia Cognitiva e Informacional e, em seguida, apresentam-se as directrizes de usabilidade destinadas a sistemas de informação que poderão servir como suporte para interacções académicas. Na segunda parte, realiza-se um discussão acerca de uma observação de experiências de aprendizagem colaborativa vivenciadas entre professores e alunos em projectos de pesquisa e extensão. A metodologia deste artigo aponta para uma estrutura de investigação de natureza qualitativa, onde o objectivo era perceber as interacções vividas virtualmente, enquanto utilizadores de sistemas cuja meta é favorecer a construção de conhecimentos de carácter académico. Os resultados desta investigação configuram-se como uma forma adicional de análise das questões referentes à Ergonomia, de modo a que os sistemas informacionais privilegiem sempre os diferentes perfis dos seus utilizadores.},
 note = {ISBN: 978-972-99504-6-9},
 year = {2010}
}

Generated by mkBiblio 2.6.23