Sistemas Operativos II

Grupo de Sistemas Distribuídos

1996/97

Índice

Informações gerais

Identificação

Código Curso Regime Escolaridade
5306O2 LESI S2, 3 ANO 2T + 3TP
7006O1 LMCC S2, 3 ANO 2T + 3TP

Equipa docente

Historial

Esta disciplina surgiu pela primeira vez no ano lectivo de 1995/96, como consequência da restruturação das Licenciaturas em Engenharia de Sistemas e Informática e Matemática e Ciências da Computação. O seu programa é em parte coincidente com o do segundo semestre da antiga disciplina de Sistemas Operativos, embora tenham sido feitas actualizações consideráveis de modo a acompanhar a evolução dos sistemas operativos (e linguagens) actuais, sobretudo no que diz respeito ao suporte a aplicações distribuídas.

Nesta disciplina aprofundam-se os conhecimentos de programação concorrente adquiridos no primeiro semestre em Sistemas Operativos I e entra-se já no desenvolvimento de aplicações distribuídas baseadas no modelo cliente-servidor. Tira-se partido da mudança da componente de gestão de ficheiros do primeiro para o segundo semestre para ilustrar o modelo cliente-servidor e os sistemas de ficheiros para ambientes distribuídos (NFS). Usam-se ainda ficheiros para recordar a necessidade de exclusão mútua no acesso simultâneo a recursos, passando-se depois aos algoritmos clássicos de sincronização tipo ``leitores-escritores'', com prioridades, que são resolvidos com semáforos, mutexes, mensagens, etc, em sistemas operativos como o Linux, Solaris, Windows NT ou OS/2. Capitaliza-se nos conhecimentos de processos, threads e mecanismos de comunicação para desenvolver servidores (acesso a bases de dados, impressoras, etc), que posteriormente são distribuídos de uma forma natural à custa da utilização de sockets. A disciplina termina com o desenvolvimento de pequenas aplicações distribuídas em Java.

Esta é uma disciplina cuja componente dita ``teórica'' é muito reduzida. Por esse motivo, procura-se que uma parte das aulas teóricas seja de diálogo e síntese de conceitos, e dedica-se o resto das aulas à discussão de problemas de programação concorrente e distribuída, e à resolução de exames de anos anteriores. Pelo mesmo motivo, a cotação do exame final assenta essencialmente nos exercícios práticos.

Programa

Programa resumido

Programa detalhado

Sumários

Bibliografia

Bibliografia essencial

Bibliografia auxiliar

About this document ...

Sistemas Operativos II

This document was generated using the LaTeX2HTML translator Version 96.1-h (September 30, 1996) Copyright © 1993, 1994, 1995, 1996, Nikos Drakos, Computer Based Learning Unit, University of Leeds.

The command line arguments were:
latex2html -split 0 -no_navigation so2pag.tex.

The translation was initiated by Francisco Moura on Wed May 21 19:52:02 WET DST 1997


Francisco Moura
Wed May 21 19:52:02 WET DST 1997