ACTIVIDADE CIENTÍFICA

 

Projectos de Investigação

 

A actividade científica tem sido desenvolvida no âmbito do centro ALGORITMI, da Universidade do Minho, nos domínios da Lógica Computacional, Representação do Conhecimento e Formas de Raciocínio, e Sistemas Multiagente.

 

1985-1987 : North Atlantic Treaty Organization Collaborative Research Grant, investigação comparticipada, em colaboração com o Professor George Luger, do departamento de Ciências de Computação, Universidade do Novo México, em Albuquerque, Novo México, U.S.A.

 

Título : Designing Intelligent Relational Databases Using a Logic Based Language, Contracto 293.84, no valor de 250000 francos belgas.

 

1987-1990 : Investigação comparticipada pela UNISYS para o desenvolvimento de ferramentas para a especificação formal e prototipação rápida de programas, através de uma comparticipação no valor de 27 000 000$00, que permitiu a aquisição dos sistemas UNIX UNISYS 5000 e 5092, os primeiros sistemas UNIX de que o departamento dispôs.

 

1995-presente : É coordenador do nodo da rede de Excelência (COMPULOG NET), do Departamento de Informática, da Escola de Engenharia, da Universidade do Minho, com financiamento no âmbito do programa ESPRIT.

 

1995-1998 : Coordenador do projecto MAD, Sistemas de Apoio à Decisão em Matéria de Direito, projecto financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, sob o nº PCSH/C/CJU/924/95, com termo em 20 de Dezembro de 1998.

 

1996-1997 : Projecto financiado pelo Instituto Camões, com a participação de Evgueni Smirnov (PhD) do AI Lab of Institute for Information Technologies, Bulgarian Academy of Science.

Título : Version Spaces for Inductive Logic Programming.

 

1996 : Design of a Special Course for Artificial Intelligence (SCAI) under the Leonardo da Vinci Program (na European Commission Program), em parceria com o Kuratorium des TGM (Viena, Austria) e North Karelia Polytechnic (Joensun, Finlandia) (em parceria).

 

1996 : ETSS - European Transport Surveyor System (an European Commission Program), em parceria com o Forschungzentrum Mittweida (Mittweida University of Technology, Alemanha), Euro Logic Ltd (Atenas,  Grécia), BB Technology (Dinamarca), Trans-First (Dinamarca) e Informatik Apostolidis Hellas (Grécia) (em parceria).

 

1996 : PRACMATIQUE - Practical Methodoly and Tool Set to Integrate Quality-Assurance and Usability Engineering (an European Commission Program), em parceria com o Systems Concepts Ltd (Londres, Reino Unido), Institut AIFB (Universidade de Karlsruhe, Alemanha) e GINIT GmbH (Karlsruhe, Alemanha) (como primeiro proponente e coordenador).

 

1997-presente : Consultor/investigador dos Serviços de Justiça de Macau, no âmbito do Protocolo de Cooperação entre a Procuradoria de Macau, a Direcção dos Serviços de Justiça de Macau e a Universidade do Minho, assinado em Novembro de 1997.

 

1997 - presente : Coordenador do projecto UCI-Sistemas de Apoio à Decisão (Diagnóstico e Terapeutica) numa Unidade de Cuidados Intensivos, projecto selecionado pela Agência de Inovação como possuidor de um dos resultados mais interessantes, apurados no âmbito do levantamento de Resultados de I&D, realizado a nível nacional, com vista à sua valorização empresarial.

 

1998-presente : Coordenador do projecto Telemedicina-Diagnóstico e Terapêutica à Distância, na área da Dermatologia, com participação da Universidade do Minho, Hospital de São Marcos e Centro de Saúde Terras de Bouro, no âmbito do Protocolo de Cooperação entre o Hospital de São Marcos e a Universidade do Minho, assinado em Junho de 1998.

 

1998-presente : Consultor/investigador do Ministério da Justiça no Núcleo de Coordenação do Programa de Informatização do Sistema Judiciário Português, no âmbito do Protocolo nº 1/98, assinado em 31 de Julho de 1998, entre a Universidade do Minho e o Ministério da Justiça.

 

Equipa de Investigação

 

·        José Neves (Doutor, Agregado) - docente.

·        Orlando Belo (Doutor) - docente.

·        José Machado (Mestre) - docente.

·        Cesar Analide (Mestre) - docente.

·        Paulo Novais (Mestre) - docente.

·        António Abelha (Mestre) - docente.

·        Miguel Rocha (Mestre) - docente.

·        Manuel Santos (Licenciado) - docente.

·        Rui Mendes (Licenciado) - docente.

·        Vitor Alves (Licenciado) - docente.

·        Abílio Ribeiro (Licenciado) - aluno de doutoramento.

·        Paulo Cortez (Mestre) - aluno de doutoramento.

·        Marco Costa (Licenciado) - aluno de doutoramento.

·        Carla Vilela (Licenciada) - aluna de mestrado.

·        Luis Brito (Licenciado) - aluno de doutoramento.

 

Supervisão de Trabalhos no Âmbito da Carreira Académica

 

Pós-Graduação

 

·        Doutor Evgueni Smirnov, Parametric Version Space Approach to Concept Learning, 1996-97.

 

Doutoramentos Concluídos

 

·        Licenciado Paulo Garrido, Sistemas Computacionais Híbridos - Programação Lógica e Redes Neuronais, 1995;

·        Licenciado Orlando Belo, Um Ambiente Computacional Distribuído para a Implementação de Sistemas Multiagente, Universidade do Minho, 1997.

 

Doutoramentos em Curso

 

·        Licenciado Vitor Alves, Resolução de Problemas em Ambientes Distribuídos - Uma Arquitectura Universal, Universidade do Minho, desde 1992.

·        Licenciado Abílio Ribeiro, Especificação e Síntese de Sistemas Discretos de Simulação - do Grafismo à Implementação, Universidade do Minho, desde 1992.

·        Licenciado Manuel Santos, Sistemas de Classificação em Ambientes Distribuídos, Universidade do Minho, desde 1992.

·        Licenciado Rui Mendes, Programação em Lógica Distribuída com Restrições, Universidade do Minho, desde 1992.

·        Mestre José Machado, Agentes Inteligentes dum Sistema Distribuído de Realidade Virtual, Universidade do Minho, desde 1994.

·        Mestre António Abelha, Sistemas Multiagente como Suporte a Trabalho Cooperativo em Unidades Hospitalares, Universidade do Minho, desde 1998.

·        Mestre Paulo Novais, Ambiente Computacional para a Construção da Empresa Virtual- Representação de Conhecimento e Formas de Raciocínio, Universidade do Minho, desde 1998.

·        Mestre Cesar Analide, Hierarquização de Conhecimento através de Agentes Autónomos, Universidade do Minho, desde 1998.

·        Mestre Miguel Rocha, A Teoria para a Evolução dos Agentes em Ambientes Dinâmicos, Universidade do Minho, desde 1998.

·        Mestre Paulo Cortez, Uma Arquitectura Híbrida de Extracção de Conhecimento, Universidade do Minho, desde 1998.

·        Licenciado Marco Costa, Reengenharia de Processos no Sistema Judicial Português, Universidade do Minho, desde 1998.

·        Licenciado Paulo Sousa, Sistemas Holónicos (Multiagente) de Fabrico, desde 1997 (em co-orientação com o Professor Carlos Ramos, do ISEP).

·        Licenciado José Tavares, Geração de Configurações com Recurso à Programação em Lógica com Restrições, desde 1997 (em co-orientação com o Professor Carlos Ramos, do ISEP).

 

Mestrados Concluídos

 

·        Licenciado Eduardo Oliveira, Informação Médica e Sistemas de Apoio à Decisão em Ambientes de Cuidados Intensivos, Universidade do Minho.

·        Licenciado Paulo Tomé, Sistema Inteligente para Processamento dos Objectivos de uma Organização, Universidade do Minho.

·        Licenciado Lino Costa, Um Sistema de Aprendizagem Multi-Agente para Balanceamento Dinâmico de Cargas, Universidade do Minho.

·        Licenciado Ricardo Rocha, Um Sistema baseado na Cópia de Ambientes para a Execução de Prolog em Paralelo, Universidade do Porto.

·        Licenciado Paulo Novais, Sistema de Diagnóstico Multiagente, Universidade do Minho.

·        Licenciado Ricardo Lopes, Execução de Prolog com Alto Desempenho, Universidade do Porto.

·        Licenciado Michel Ferreira, Um Compilador de Prolog com Expansão de Código, Universidade do Minho.

·        Licenciado Miguel Filgueiras, Tutor Inteligente Multimédia para o Ensino do Português como Segunda Língua, Universidade do Minho.

·        Licenciado António Abelha, Sistema de Apoio à Decisão em Matéria de Direito, Universidade do Minho.

·        Licenciado Cesar Analide, Representação de Conhecimento e Raciocínio em Estruturas Hierárquicas, Universidade do Minho.

·        Licenciado Fernando Oliveira, Sistemas de Apoio à Decisão em Organizações Empresariais, Universidade do Minho.

·        Licenciado Mário Moreira, Ambiente para o Desenvolvimento de Sistemas Periciais usados em Diagnóstico, Universidade do Minho.

·        Licenciado Miguel Rocha, Uma Aproximação à Resolução do Problema do Caixeiro Viajante via Programação Genética, Universidade do Minho.

·        Licenciado Paulo Cortez, Algoritmos Genéticos e Redes Neuronais na Previsão de Séries Temporais, Universidade do Minho.

·        Licenciado António Morais, O Prolog como Linguagem de Especificação para Programas em C, Universidade do Minho.