U.Minho Informática para a Musicologia - 2009/10
[ DI/UM ]

[ Contacto | Página principal
Equipa docente | Horário | Regime de Avaliação | Atendimento
| Programa Resumido | Programa Detalhado
Sumários | Trabalhos Práticos | Wiki | Material Pedagógico
Bibliografia |
Provas de Avaliação | tinynew.gif Classificações ]

  Equipa docente

  Horário

Ref Dia Hora Tipo Sala Cursos Docente
1 6.-feira 18h00-20h00 TP+P DI 1.08 LM J.J. Almeida
2 6.-feira 20h30-22h30 T DI 1.08 LM J.N. Oliveira

  Regime de Avaliação

  Atendimento

A detalhar brevemente

  Programa Resumido

  Programa Detalhado

A apresentar no final do semestre

  Sumários

  1. Aula (T) de 2010.02.26: Apresentação. Equipa docente. Horário e recursos. Máquinas disponíveis. Página da disciplina e Wiki. Acesso ao edifício em regime pós-laboral. Resumo do programa. Regime de avaliação. O princípio 'learning by doing'.

  2. Aula (P) de 2010.03.05: Wiki da cadeira: conceitos de base, uso e explicação do seu funcionamento e finalidade; criação de página pessoal para os aluno. Discussão de vários níveis de descrição dentro da linguagem musical: introdução.

  3. Aula (T) de 2010.03.05 Introdução à música como linguagem formal. Música e proporcionalidade. Abstracção. Breve análise dos vários sistemas de afinação. Papel dos números racionais na formalização do fenómeno musical e na construção de escalas (pentatónicas e heptatónicas). Cálculos simples com racionais na linguagem de programação Haskell.

  4. Aula (P) de 2010.03.12: Sumário a integrar

  5. Aula (T) de 2010.03.12: Introdução à programação com números e palavras. De volta à matemática e álgebra do secundário. Receita para construção de programas em Haskell para operações simples com números naturais. Palavras e frases em Haskell. Operações disponíveis sobre palavras (inversão, junção, ordenação, etc). Extracção das palavras de uma frase. Diferença entre número e a palavra que o designa. Letras de uma palavra. Sequências de números. Palavras como sequências. Exercícios.

  6. Aula (P) de 2010.03.19: Sumário a integrar

  7. Aula (T) de 2010.03.19: Operações de intercalação, filtragem, selecção e mapeamento. Palavras "rondó" e palavras infinitas. A cifragem de texto como caso particular de mapeamento.

  8. Aula (P) de 2010.03.26: Sumário a integrar

  9. Aula (T) de 2010.03.26: Dos números e palavras até às frases musicais. A operação de colagem ("zipping") de duas palavras. Sequências de pares. Palavras e frases como casos particulares de sequências. Sequências de números racionais. Representação de eventos sonoros por pares (altura,duração). Frases sonoras. Codificação em Haskell de alguns recursos estilísticos em música: aumentação, diminuição e movimento retrógrado. Exemplos: tema das Variações Abegg (op.1) de R. Schumann (1810-1856) e cânone nr.1 dos Canones diversi super thema regium do BWV 1079 de J.S. Bach (1685-1750).

  10. Aula (P) de 2010.04.09: Sumário a integrar

  11. Aula (T) de 2010.04.09: Inspecção e prática com as bibliotecas Ipm.hs e Abc.hs de apoio à disciplina. Primeiras funções para análise musical: sampling e nrep. Exercícios.

  12. Aula (P) de 2010.04.16: Sumário a integrar

  13. Aula (T) de 2010.04.16: Introdução à análise musical quantitativa. Conceito de interprelação (query). Interprelação em Haskell: as operações map e filter. Notação em compreensão. Caso de estudo: construção de queries sobre a lista db1 de todos os opus de L.v. Beethoven (1770-1827) disponível na biblioteca LvB.hs. (Ver Material Pedagógico.)

    Aula (P) de 2010.04.23: Não houve aula por solicitação da Direcção de Curso.

    Aula (T) de 2010.04.23: Não houve aula por solicitação da Direcção de Curso.

  14. Aula (P) de 2010.04.30: Introdução aos sistemas de trabalho cooperativo e controlo de versões. Noção de repositório partilhado. SVN como ambiente de produção cooperativa de documentos textuais. Exemplo: pequenos cancioneiros partilhados.

  15. Aula (T) de 2010.04.30: Receita para construção de programas em Haskell que manipulam palavras e listas: os três casos (vazia, singular e arbitrária). Exercícios de programação: síntese de várias funções sobre sequências, incluindo map e filter.

  16. Aula (P) de 2010.05.06: Caso de estudo em Abc Plus: construção da partitura do Canon per 3 Violini e Basso de Johann Pachelbel (1653-1706) por junção de várias partes: uma célula repetitiva no baixo e a imitação exacta, textual, da parte do I violino.

  17. Aula (T) de 2010.05.06: Análise musical quantitativa (conclusão). Construção de histogramas: análise da função hist que calcula o histograma de uma sequência contendo a população alvo. Introdução ao reconhecimento de padrões em análise musical assistida por computador. Estudo do operador findIndices.

    Aula (P) de 2010.05.14: Não houve aula. Motivo: tolerância da semana do Enterro da Gata

    Aula (T) de 2010.05.14: Não houve aula. Motivo: tolerância da semana do Enterro da Gata

    Aula (P) de 2010.05.21: Não houve aula. Motivo: ausência do docente em serviço no estrangeiro.

    Aula (T) de 2010.05.21: Não houve aula. Motivo: ausência do docente em reunião na Universidade do Porto.

  18. Aula (P) de 2010.05.28: (Sumário a integrar)

  19. Aula (T) de 2010.05.28: Reconhecimento de padrões em análise musical assistida por computador. Inversão de palavras (listas). A função match como generalização de isPrefixOf. Concepção da função patternIndices. Exemplo: detecção de padrões repetitivos no primeiro andamento da sonata op.79 de L.v. Beethoven (1770-1827). Filtros mais sofisticados: eliminação de todos os duplicados de uma sequência versus eliminação de duplicados consecutivos. Exemplo: a função nrep e sua aplicação à abstração de padrões ritmico-melódicos.

  20. Aula (P) de 2010.06.04: (Sumário a integrar)

  21. Aula (T) de 2010.06.04: Caso de estudo: formulação de queries e construção dos respectivos histogramas a partir da lista de todos os opus de L.v. Beethoven (1770-1827).

  22. Aula (T) de 2010.06.15: Caso de estudo: o que faz ``jazzística'' a música? Análise e formalização dos dois tipos de transformação rítmica (sincopagem e quebra) que ``convertem'' a Bourée do BWV 996 de J.S. Bach (1685-1750) na peça com o mesmo nome publicada no LP ``Stand up'' do grupo Jethro Tull (©1969 Chrysalis Music Ltd., England).

  23. Aula (T) de 2010.06.22: Retrospectiva sobre a disciplina: análise dos sumários e do material pedagógico disponível. Revisões e resolução de exercícios de preparação para as provas de avaliação individual. Preenchimento do inquéritos e encerramento da disciplina.

  24. Aula (P) de 2010.06.22: (Sumário a integrar)

  25. Aula (T) de 2010.06.25: Teste de avaliação individual.

  Trabalhos Práticos

Informação a disponibilizar na devida altura

  Material Pedagógico

Ficheiro tinynew.gifZIP (data da última actualização: 2010.05.28) com ficheiros em Haskell contendo para além das bibliotecas de base da disciplina.

  Bibliografia

  Provas de Avaliação

Calendário:

Prova Data Hora Salas Enunciado
Exercício escrito 25-Jun 18h00-20h00 DI 1.08 pdf
Exame de recurso 23-Jul 14h30-16h30 DI 1.08 pdf

  Classificações

Notas tinynew.giffinais, após ponderação de todos os elementos segundo o regime de avaliação: 35464 = F ; 37934 = 17 (não constante da pauta dos SAUM); 40691 = R ; 48813 = F ; 54177 = 18 ; 54178 = R ; 56394 = D ; 56395 = 16 ; 56537 = 10 ; 56613 = 12 ; 59694 = F .


Voltar à página principal de IPM.
Outras disciplinas leccionadas pelo DIUM


J. Nuno Oliveira 2011-06-03