U.Minho Informática para a Musicologia - 2010/11
[ DI/UM ]

 Novo  Notas finais, após ponderação de todos os elementos segundo o regime de avaliação: ver Classificações.

 Novo  Não havendo situações de reprovação, não terá lugar o exame de recurso

[ Contacto | Página principal
Equipa docente | Horário | Regime de Avaliação | Atendimento
| Programa Resumido | Programa Detalhado
Sumários | Trabalhos Práticos | Wiki | Material Pedagógico
Bibliografia |
Provas de Avaliação | tinynew.gif Classificações ]

  Equipa docente

  Horário

Ref Dia Hora Tipo Sala Cursos Docente
1 6.-feira 18h00-20h00 TP+P DI 1.08 LM J.J. Almeida
2 6.-feira 20h20-22h20 T DI 1.08 LM J.N. Oliveira

  Regime de Avaliação

  Atendimento

A detalhar brevemente

  Programa Resumido

  Programa Detalhado

A apresentar no final do semestre

  Sumários

  1. Aula (P) de 2011.02.25: Apresentação. Equipa docente. Horário e recursos. Máquinas disponíveis. Página da disciplina e Wiki. Acesso ao edifício em regime pós-laboral. Resumo do programa. Regime de avaliação. O princípio 'learning by doing'.

  2. Aula (P) de 2011.03.04: Wiki da cadeira: conceitos de base, uso e explicação do seu funcionamento e finalidade; criação de página pessoal para os aluno. Discussão de vários níveis de descrição dentro da linguagem musical: introdução.

  3. Aula (T) de 2011.03.04: Introdução à música como linguagem formal. Música e proporcionalidade. Abstracção. Breve análise dos vários sistemas de afinação. Papel dos números racionais na formalização do fenómeno musical e na construção de escalas (pentatónicas e heptatónicas). Cálculos simples com racionais na linguagem de programação Haskell.

  4. Aula (P) de 2011.03.11: Apresentação da notação ABC. Introdução e prática com o wiki da disciplina.

  5. Aula (T) de 2011.03.11: Introdução à programação com números e palavras. De volta à matemática e álgebra do secundário. Receita para construção de programas em Haskell para operações simples com números naturais. Palavras e frases em Haskell. Operações disponíveis sobre palavras (inversão, junção, ordenação, etc). Extracção das palavras de uma frase. Diferença entre número e a palavra que o designa. Letras de uma palavra. Sequências de números. Palavras como sequências.

  6. Aula (P) de 2011.03.18: Continuação do estudo na notação ABC: partes e polifonia. Exercícios.

  7. Aula (T) de 2011.03.18: Programação com números e palavras (conclusão). Operações de intercalação, filtragem, selecção e mapeamento. Palavras "rondó" e palavras infinitas. A cifragem de texto como caso particular de mapeamento. Exercícios.

  8. Aula (P) de 2011.03.25: Introdução à plataforma WIKISCORE para edição cooperativa de partituras de grande escala. Primeiro exemplo: edição da canção renascentista Din-din-di-rin-dim.

  9. Aula (T) de 2011.03.25: Dos números e palavras até às frases musicais. A operação de colagem ("zipping") de duas palavras. Sequências de pares. Palavras e frases como casos particulares de sequências. Sequências de números racionais. Representação de eventos sonoros por pares (altura,duração). Frases sonoras. Codificação em Haskell de alguns recursos estilísticos em música: aumentação, diminuição e movimento retrógrado. Exemplos: tema das Variações Abegg (op.1) de R. Schumann (1810-1856) e cânone nr.1 dos Canones diversi super thema regium do BWV 1079 de J.S. Bach (1685-1750).

  10. Aula (P) de 2011.04.01: Apresentação do primeiro trabalho prático: edição cooperativa da abertura da ópera Demétrio em Rodes, projecto piloto da plataforma WIKISCORE que está a ser desenvolvida pela equipa docente da disciplina para a edição on-line de partituras em larga escala. Data de conclusão: 1 de Julho 2011. Estrutura do projecto. Definição e atribuição de partes. Inicialização do projecto na plataforma. Directivas de estilo.

  11. Aula (T) de 2011.04.01: Primeira experiência de programação em Haskell: função que multiplica dois números. Inspecção e prática com as bibliotecas Ipm.hs e Abc.hs de apoio à disciplina. Exemplo: início do caso de estudo bwv1079.hs (cânone nr.1 dos Canones diversi super thema regium do BWV 1079 de J.S. Bach).

  12. Aula (P) de 2011.04.08: Continuação da aula anterior.

  13. Aula (T) de 2011.04.08: Operações sobre palavras e listas: exercícios. Conclusão do caso de estudo bwv1079.hs.

  14. Aula (P) de 2011.04.15: (Sumário a integrar)

  15. Aula (T) de 2011.04.15: Introdução à análise musical quantitativa. Conceito de interprelação (query). Interprelação em Haskell: as operações map e filter. Notação em compreensão. Caso de estudo: construção de queries sobre a lista db1 de todos os opus de L.v. Beethoven (1770-1827) disponível na biblioteca LvB.hs.

  16. Aula (T) de 2011.04.29: Receita para construção de programas em Haskell que manipulam palavras e listas: os três casos (vazia, singular e arbitrária). Exercícios de programação: síntese de várias funções sobre sequências, incluindo map e filter.

  17. Aula (T) de 2011.05.06: Não houve aula por não haver alunos.

  18. Aula (T) de 2011.05.13: Introdução ao reconhecimento de padrões em análise musical assistida por computador. Noção de padrão. Síntese da função findIndices p que indica as posições numa série onde ocorrem elementos que satisfazem o critério p.

  19. Aula (T) de 2011.05.20: Inversão de palavras (listas). A função match como generalização de isPrefixOf. Concepção da função patternIndices. Exemplo: detecção de padrões repetitivos no primeiro andamento da sonata op.79 de L.v. Beethoven (1770-1827). Filtros mais sofisticados: eliminação de todos os duplicados de uma sequência versus eliminação de duplicados consecutivos. Implementação da função nrep e sua aplicação à abstração de padrões ritmico-melódicos. Caso de estudo: análise do tema das Variações Abegg (op.1) de R. Schumann (1810-1856).

  20. Aula (T) de 2011.05.27: Caso de estudo: o que faz ``jazzística'' a música? Análise e formalização dos dois tipos de transformação rítmica (sincopagem e quebra) que ``convertem'' a Bourée do BWV 996 de J.S. Bach (1685-1750) na peça com o mesmo nome publicada no LP ``Stand up'' do grupo Jethro Tull (©1969 Chrysalis Music Ltd., England).

  21. Aula (T) de 2011.06.03: Retrospectiva sobre a disciplina: análise dos sumários e do material pedagógico disponível. Revisões e resolução de exercícios de preparação para as provas de avaliação individual.

  22. Aula (T) de 2011.06.17: Revisões e resolução de exercícios de preparação para as provas de avaliação individual.

  23. Aula (T) de 2011.06.22 (aula suplementar): Revisões e resolução de exercícios de preparação para as provas de avaliação individual.

  24. (*SUMÁRIO PREVISTO*) Aula (T) de 2011.06.30: Revisões e resolução de exercícios de preparação para as provas de avaliação individual. Componente prática: iniciar um ficheiro Haskell com o texto
    import Ratio
    import Ipm
    import Abc
    
    abegg ="ABegg"
    
    abeggCell = map singl abegg
                where singl a = [a]
    
    abeggRhythm = cycle [ 1 % 4, 1 % 4, 1 % 4, 1 % 4, 1 % 2 ]
    
    abeggTheme = zip abeggCell abeggRhythm
    
    abeggBars = [1%4]++(cycle [3%4])
    
    test01 = abcPlay_ "F" "3/4" (divide abeggBars abeggTheme)
    
    Correr o test01. Construir outros testes para questões que irão ser colocadas na aula.

  Trabalhos Práticos

  Material Pedagógico

Informação a disponibilizar na devida altura

  Bibliografia

  Provas de Avaliação

Calendário:

Prova Data Hora Salas Enunciado
Exercício escrito 30-Jun 19h00-21h00 DI 1.08 pdf

  Classificações

Notas finais tinynew.gifapós ponderação de todos os elementos de avaliação, segundo a respectivo regime: 40691 = 12 ; 48813 = 14 ; 54178 = NA ; 56394 = 15 ; 57265 = 12 ; 57280 = 10 ; 59497 = 16 ; 59566 = 14 ; 59665 = 12 ; 59694 = NA ; 59820 = 11 ; 62971 = NA ; 62975 = NA .


Voltar à página principal de IPM.
Outras disciplinas leccionadas pelo DIUM


J. Nuno Oliveira 2012-02-24