Designação | Código | Curso | Regime | Regente |
---|
Introdução à Informática EC | 2478 [4601Q3] | Licenciatura em Arqueologia [ARQUEOL] | S1 | Pedro Manuel Rangel Santos Henriques |
Objetivos | Apresenta-se como UC de iniciação às tecnologias de informação no apoio à gestão da informação arqueológica. Aborda ferramentas transversais ao curso e consequentemente ao apoio generalizado às diferentes UCs, nomeadamente ao nível do processamento de texto, apresentação de conteúdos, folha de cálculo e base de dados. |
Programa | 1. O papel da Informática nos tempos atuais para resolução de problemas quotidianos, em especial relacionados com a gestão de informação arqueológica; 2. Criação, formatação, edição e impressão de Documentos usando Word; 3. Criação de Apresentações usando PowerPoint; 4. Criação de Folhas de Cálculo em Excel - Células, Linhas, Colunas e Formatação; Fórmulas simples; Criação de Gráficos Excel; Exportação; 5. Criação de Bases de Dados Simples em Access – Tabelas, Relatórios, Formulação de Queries simples, Exportação. |
Bibliografia | Bibliografia essencial Berry, D. M., & Fagerjot (2017). Digital Humanities: Knowledge and Critique in a Digital Age. Cambridge: Polity Press. Cohen, D., & Rosenzweig, R. (2006). Digital History. A Guide to Gathering, Preserving, and Presenting the Past in the Web. Philadelphia: University of Pensylvania Press. Martins, F. M. (2011). Notas sobre criação de Bases de Dados em Access. Manual de Microsoft Word 2007; Microsoft Excel 2007, Microsoft, 2007. |
Resultados da aprendizagem | - Compreender a importância da informática na Arqueologia e reconhecer os atuais contributos efetivos, em especial no que diz respeito à gestão da informação em sistemas de informação arqueológica; - Compreender a importância da utilização correta e eficaz de ferramentas de produtividade; - Produzir documentos estruturados e de qualidade usando uma ferramenta de processamento de texto como o Word, usando as normas em vigor na sua área, designadamente as normas APA e NP-405; - Criar apresentações académicas e/ou profissionais usando uma ferramenta de criação de apresentações como o PowerPoint; - Criar e gerir folhas de cálculo em Excel, sabendo a partir dos dados da mesma gerar gráficos de síntese e/ou estruturação de tais dados; - Conhecer o SGBDs Microsoft ACCESS e serem capazes de desenvolver aplicações de bases de dados simples usando este SGBD, criando tabelas, seus relacionamentos, consultas, formulários e relatórios; - Compreender e saber utilizar de forma básica a possibilidade de importação e exportação de dados entre as várias ferramentas estudadas. |
Método de avaliação | A avaliação contempla: 10% - Componente contínua (cf. frequência e participação nas aulas) – obrigatória; 90% - Componente prática, obrigatória (3 trabalhos de aplicação prática, 10 valores como nota mínima em cada um; 2 dos trabalhos práticos são realizados em grupos de 2 ou 3 alunos, extra-aulas e apresentados ao docente de forma presencial). |
Funcionamento | Turno: T 1; Docente: Pedro Manuel Rangel Santos Henriques; Dep.: DI; Horas: 15. Turno: TP 1; Docente: Pedro Manuel Rangel Santos Henriques; Dep.: DI; Horas: 15. Turno: PL 1; Docente: Cristiana Esteves Araújo; Dep.: DI; Horas: 30. |