Programa | 1. Introdução aos Sistemas de Bases de Dados. 2. O Modelo Relacional. 3. Estudo e Análise de Modelos para Desenho e Arquitetura de Sistemas de Bases de Dados 4. Desenho, Conceção e Implementação de Sistemas de Bases de Dados. 5. A Linguagem SQL. 6. Administração de Bases de Dados. 7. Segurança, Recuperação e Proteção de Dados. 8. Outros Assuntos. |
Bibliografia | Date C., An Introduction to Database Systems, Volume I, VI Edição, Addison-Wesley Systems Programming Series, 1996. Ullman J., Principles of Database and Knowledge-Base Systems, Volume I: Classical Databases Systems, Computer Science Press, 1988. Date, C.J., Darwen, H., A Guide to the SQL Standard, IV Edição, Addison-Wesley Inc, 1997. |
Resultados da aprendizagem | - Introduzir a terminologia e os conceitos gerais relacionados com o domínio dos sistemas de bases de dados; - Providenciar as bases necessárias para o desenvolvimento de processos de análise, planeamento, desenho e conceção de modelos para bases de dados relacionais centralizadas ou distribuídas; - Projetar, conceber e gerir o desenvolvimento de um sistema de bases de dados; - Identificar e aplicar o conhecimento necessário para a manipulação de dados e otimização de interrogações em bases de dados; - Aplicar modelos de segurança, recuperação e privacidade de dados em sistemas de bases de dados; - Alertar para a importância do papel desempenhado por um sistema de bases de dados em aplicações do mundo real, em particular Bases de dados bioinformáticas. |
Método de avaliação | - Estudo dirigido; - Ensino por módulos. Métodos de Ensino Socializado: - Discussão em pequenos grupos; - Discussão dirigida; - Brainstorming; - Palestra. Métodos de Ensino Sócio-Individualizado: - Projeto; - Problemas; - Pesquisa. Métodos de avaliação A avaliação da aprendizagem envolve dois instrumentos de avaliação: um trabalho prático de desenvolvimento e um trabalho de investigação. A classificação final é calculada pela ponderação dos diversos instrumentos de avaliação. É considerado aprovado o aluno cuja classificação final seja superior ou igual a 10 (dez) valores. Para o cálculo da classificação final podem-se estabelecer notas mínimas, sendo que, para instrumentos de avaliação de cariz prático, esta nota mínima não pode ser inferior a 10 (dez) valores. |