Departamento de Informática (UM)

Página de Unidade Curricular

DesignaçãoCódigoCursoRegimeRegente

Visualização em Tempo Real

14611 [ME78ME7800006555]

Mestrado em Engenharia Informática [MEINF]

S2

António José Borba Ramires Fernandes

Objetivos

Os conteúdos programáticos visam dotar os alunos de uma formação avançada em teorias, conceitos e protocolos fundamentais relacionados com a área de encaminhamento de tráfego, que permitam atingir os objectivos de aprendizagem delineados. Neste sentido, o programa integra tópicos fundamentais nas áreas a seguir analisadas. Conceitos introdutórios: possibilitando a compreensão dos conceitos teóricos subjacentes aos processos de encaminhamento de tráfego; Protocolos internos: descrição e configuração dos principais protocolos de encaminhamento interno usados pelos ISPs em cenários reais; Protocolos externos: descrição e configuração do principal protocolo externo (i.e. BGP) usado para interligação de sistemas autónomos; Engenharia de tráfego e optimização: descrição de abordagens que permitam melhorar a qualidade das configurações de encaminhamento de tráfego; Mobilidade terminal: possibilitando a compreensão dos desafios introduzidos pela mobilidade dos terminais na rede.

Programa

1. Conceitos introdutórios: princípios de concepção de protocolos de encaminhamento, redes internas, redes de trânsito, sistemas autónomos, revisão de algoritmos de suporte.
2. Encaminhamento interno: caraterísticas dos protocolos , funcionamento de protocolos de encaminhamento interno (e.g. RIP, OSPF, EIGRP), PDUs, convergência protocolar, configuração dos protocolos.
3. Encaminhamento externo: características dos protocolos, funcionamento do protocolo de encaminhamento externo (BGP), PDUs, iBGP e eBGP, atributos BGP, políticas de encaminhamento de tráfego, configuração do BGP.
4. Optimização de encaminhamento: objectivos de optimização, matrizes de tráfego, abordagens para optimização de configurações de encaminhamento, exemplos de técnicas de optimização.
5. Outras abordagens de encaminhamento: Encaminhamento via mecanismos SDN, Segment Routing.
6. Mobilidade terminal: problemas causados pelo encaminhamento tradicional, soluções para evitar interrupção do serviço, MIPv4,v6, FMIP, PMIP.

Bibliografia

IP Routing, R. Malhotra, O’Reilly, 2002.

IP Routing Protocols, U. Black, Prentice Hall, 2000.

Network Routing, D. Medhi, K. Ramasamy, Morgan Kaufmann, 2017.

Resultados da aprendizagem

- Enunciar os principais conceitos teóricos que estão relacionados com as diferentes abordagens de encaminhamento de tráfego
- Compreender o funcionamento dos diversos protocolos de encaminhamento internos (e.g. RIP, OSPF, EIGRP, etc.) no contexto de um determinado sistema autónomo
- Compreender o funcionamento do protocolo BGP no contexto de interligação entre diferentes sistemas autónomos e aplicação de diferentes políticas de encaminhamento
- Operacionalizar configurações de encaminhamento de tráfego em redes alargadas (protocolos internos e externos)
- Discutir abordagens de engenharia de tráfego e optimização no contexto de alguns protocolos de encaminhamento
- Entender o impacto da mobilidade dos terminais no contexto das abordagens tradicionais de encaminhamento de tráfego

Método de avaliação

Os alunos são objecto de avaliação contínua, de acordo com o interesse demonstrado e com os trabalhos desenvolvidos nas aulas TP. A classificação final integra componentes de avaliação teórica através de um teste com peso de 60%, e componentes de avaliação TP com peso de 40%.

Funcionamento

Turno: T 1; Docente: António José Borba Ramires Fernandes; Dep.: DI; Horas: 15.
Turno: PL 1; Docente: António José Borba Ramires Fernandes; Dep.: DI; Horas: 30.

[ Outras UCs do Departamento ]