Departamento de Informática (UM)

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Introdução à Programação em Sistemas de Informação Geográfica

13745 [MS11MS1104006316]

Mestrado em Geografia - Sistemas de Informação Geográfica [MG]

S1

Jorge Gustavo Pereira Bastos Rocha

Objetivos

Os conteúdos programáticos introduzem de forma gradual o raciocínio abstrato para os dotar da destreza necessária ao desenvolvimento de algoritmos e programas simples em Python.
A escolha cuidada dos casos de estudo faz com que a opção pela programação seja sempre a solução mais simples, compensando o custo inicial de aprendizagem de uma linguagem de programação.

Programa

1. Introdução ao Python (como linguagem de script do QGIS).
1.1. A API do QGIS.
1.2. A consola Python em QGIS.
2. Expressões personalizadas com Python.
3. Ações personalizadas com Pyhon.
3.1. Reagir a eventos em Python.
3.2. Algoritmos de Processamento em Python.
4. Criação de plugins para o QGIS em Python.

Bibliografia

PyQGIS Developer Cookbook, disponível online a partir de: https://docs.qgis.org/testing/en/docs/pyqgis_developer_cookbook/

QGIS API Documentation, disponível online a partir de: https://qgis.org/api/

Sherman G. (2014). The PyQGIS Programmer's Guide: extending QGIS 2.x with Python.

Westra E. (2014). Building Mapping Applications with QGIS: for both beginners and experienced Python developers.

Lawhead J. (2015). QGIS Python Programming Cookbook: 140 recipes for learning and automating geospatial workflows.

Resultados da aprendizagem

- Introduzir a programação aplicada especificamente aos Sistemas de Informação Geográfica, numa abordagem orientada a scripting (isto é, usando linguagens interpretadas, sendo a linguagem Python a mais indicada).
- Apresentar a programação como uma necessidade para automatizar o processamento de grandes volumes de informação.
- Desenvolver as competências necessárias para desenhar, desenvolver, testar e aplicar scripts Python, desde expressões personalizadas até ao desenvolvimento de plugins para o QGIS.

Método de avaliação

A avaliação passa por dois momentos: uma avaliação individual, no computador, na plataforma de elearning, com consulta, para avaliar as competências individuais; uma avaliação de um trabalho prático, desenvolvido em grupos de dois ou três alunos, para avaliar a capacidade de desenvolvimento de um programa de uma forma colaborativa. O peso de cada uma das componentes da avaliação poderá variar, consoante o tempo que se consiga consignar à realização do trabalho prático.

Funcionamento

Turno: TP 1; Docente: Paulo Adelino Dias Almeida; Dep.: DI; Horas: 30.
Turno: OT 1; Docente: Jorge Gustavo Pereira Bastos Rocha; Dep.: DI; Horas: 15.

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